HOJE É O GRANDE DIA.
| author: FATENE NEWSPessoal, hoje é o grande dia. Logo mais no horário AB da turma GM04, será realizada a apresentação da prática profisional da disciplina Marketing Eletrônico e Institucional, que deu origem ao nosso Fatene News©. Todos nós que idealizamos esse projeto estamos com muita expectativa. Esperamos que, após a apresentação, o professor Evandro Gomes nos mostre onde precisamos melhorar para poder tornar o nosso blog cada vez mais atrativo para vocês nossos internautas. Um abraço a todos. Equipe do Fatene News©.
Investir em si mesmo para obter mais lucro
| author: FATENE NEWSFormei-me! E agora? Esta é uma pergunta que assusta a maioria dos profissionais que acabam de colar grau. Chega a hora de decidir qual o melhor caminho: pós-graduação ou adquirir experiência profissional?
Investir na carreira profissional é imprescindível, pois nem toda universidade prepara adequadamente o jovem para o mercado. Também é verdade que o conteúdo a ser explorado é muito grande para pouco mais de 4 ou 5 anos de estudo. A maioria dos assuntos acaba sendo estudada de forma superficial.
A graduação passou de diferencial a pré-requisito. Por isso, a pós-graduação tem alto valor percebido no mercado de trabalho, além de funcionar como uma boa oportunidade de fazer amigos e construir novas redes de relacionamento que podem ser importantes para o seu futuro no mercado de trabalho.
O Mercado
É verdade que a experiência profissional ainda é muito importante e tem grande peso no processo seletivo. Mas também é verdade que o mercado valoriza o jovem profissional que investe na carreira e ingressa numa pós-graduação logo após a conclusão do curso.
O ideal para jovens em início de carreira ainda é começar atuando na sua área, para conhecê-la mais e só depois escolher melhor uma especialização. E, para minimizar as dificuldades de ingresso no emprego, não se deve deixar para ingressar no mercado de trabalho com idade mais avançada e sem experiência.
Começando a trabalhar ainda durante o curso superior ou logo após a sua finalização e antes de ingressar na pós-graduação significa que o investimento na pós-graduação não será desperdiçado se mais tarde você descobrir que a formação que escolheu não é a sua praia.
Na dúvida, comece a trabalhar e invista numa segunda língua (a primeira é o inglês).
Lato ou Stricto Sensu?
Outra pergunta: é mais vantajoso fazer uma pós-graduação lato sensu ou uma pós-graduação strictu sensu (mestrado)? Ambos têm suas aplicações e são igualmente vantajosos, a depender do seu objetivo. A vantagem do mestrado é a possibilidade de seguir uma carreira acadêmica (professor).
O consultor de recursos humanos Israel Araújo, da Catho, alerta os que optarem imediatamente pelo mestrado: mesmo com uma grande bagagem teórica, não tendo experiência, você pode ter de aceitar cargos iniciais subordinados nas empresas. As chances de se obter um cargo de gerência sem experiência profissional são mínimas.
MBA
Ao contrário do que muitos pensam, o MBA não é a opção mais indicada para os recém-formados. Por ser um curso mais voltado para a aplicação prática das técnicas de mercado, para aproveitar melhor o MBA, é aconselhável iniciá-lo após alguns anos de experiência profissional.
Mas, atenção, alerta novamente Israel Araújo: o mercado de trabalho deixa pouco espaço para profissionais sem ambição. A busca permanente pelo conhecimento é o melhor e mais curto caminho para o sucesso.
Fonte: Diário do Nordeste, Caderno Empregos, 28/06/2009.
Bacharelado x Curso Tecnológico: qual é o melhor?
| author: FATENE NEWSCom a escassez de gente qualificada no mercado de tecnologia da informação, muitas empresas passaram a contratar tecnólogos para suprir a demanda de projetos. A saída atende bem às necessidades imediatas, já que esses profissionais tiveram uma formação mais voltada à realidade prática do dia-a-dia.
No entanto, muitos profissionais têm dúvidas se esse tipo de diploma é suficiente para quem quer alçar voos mais altos na carreira. Para recrutadores e empresas do setor, há um consenso de que é preciso continuar somando novos títulos. "Não importa se o profissional pretende seguir carreira técnica - a chamada carreira em Y - ou com foco em negócios", ressalta Ricardo Basaglia, gerente de TI da empresa de seleção Michael Page.
Para o consultor, aqueles que pensam em ser diretores ou gerentes devem obter certificações. "Os tecnólogos mais seniores podem ganhar até o mesmo que um gerente de primeira linha, entre 12 mil reais e 18 mil reais", afirma.
Realidade que só acontece quando o profissional possui não só uma forte experiência profissional, como leva no currículos certificações de peso, de acordo com Basaglia. Entretanto, destaca, as oportunidades para tecnólogos são maiores em consultorias ou em fabricantes. Nas companhias, que cada vez mais enxugam suas áreas de tecnologia, o perfil é mais direcionado a negócios.
Por Andrea Giardino, editora-assistente do COMPUTERWORLD
Assinar:
Postagens (Atom)